terça-feira, 25 de março de 2014

OS HORMÔNIOS

Hormônios são substancias perigosas. Nunca coloque suas mãos na água do aquário que contenha hormônio. Todos os equipamentos utilizados devem ser isolados e limpos.

Não conseguimos ver nas fêmeas de guppy as cores de seus cromossomos. Com a aplicação de hormônio, as características tornam-se aparentes..

Paul Hannel - jovens administrados com hormônio de ambos os sexos, serão parecidos fisicamente. As fêmeas submetidas perdem a capacidade de reproduzirem e suas aparências masculinizadas, inclusive com a transformação de sua barbatana para um gonopódio parcialmente desenvolvido e não funcionará mais como fêmea, nem como macho. 

01 - Não se deve aplicar hormônio masculino a fêmea que ainda não atingiu totalmente seu crescimento, o hormônio inibe seu crescimento. 

02 - A aplicação de hormônio feminino no macho faz com que esse cresça mais. 

03 - A aplicação de hormônio feminino no aquário com guppies adultos e alevinos, tornou mais lento o crescimento das fêmeas. 

04 - Nos machos jovens, o tamanho aumentou na época da sua maturidade sexual. 

05 - Nos machos em idade mais avançada (após 6 meses), houve uma diminuição da cor e um aumento nos seus tamanhos.

Vicente Capuano -  testou com sucesso a aplicação de comprimidos de anabolizantes, como o Becorel. 

Henrique Fonseca -  utilizava Dianabol em um aquário de 50X30X30. Nesse seu aquário, os alevinos logo depois de perder o saco vitelino (segundo dia de vida), já passavam a apresentar suas cores. 

Carlos Baldarelli - que utilizava Wintrol, Durabolin Oral. A dosagem era 1/8 de um comprimido de Wintrol (hormônio masculino) de 120 mg dissolvido em um pote de 50g de patê de Gordon. Testou fêmeas com 5 meses tratadas com outro patê de 50g 20 gotas de Degraafita, Orageston,(hormônio feminino) 5 mg de Allil-Estrenol, para atingir 250 mg. 

A aplicação dos hormônios femininos não prejudica a coloração aparecida nas fêmeas, nem distúrbio nos machos, portanto pode ser dado esse patê a machos e fêmeas. As fêmeas mostram todas as suas cores e permanecem com a capacidade de se reproduzirem.

O hormônio pode ser aplicado na comida seca se esse hormônio for em pó ou ser aplicado diretamente na água do aquário. 

Para se ver temporariamente as cores das fêmeas, usando hormônio masculino (Methyl Testosterone), (Oregon M) usa-se uma dosagem entre 0,005 e 0,01 mg/gal,  repetida todos os dias, pelo menos até 5 semanas  ou até que tenha resultado em todas as fêmeas, logo, podendo demorar até 3 meses. Depois espere de 2 a 4 semanas após o término do tratamento com hormônio, o efeito vai desaparecer. 

Se você continuar dando continuamente hormônio masculino para suas fêmeas em comida seca ou em dosagens diretamente na água, de 0,2 mg/gal todo dia ou 0,8 mg/gal a cada 7 a 10dias, os efeitos vão aparecendo: 

7 a 9 dias -  A barbatana anal diminui de tamanho e toma o formato de um gonopódio. 
10 a 13 dias – As cores começam a aparecer. 
24 a 32 dias – As cores aparecem totalmente e a dorsal e anal tornam-se maiores. 
Depois de 32 dias – O peixe torna-se agitado e pode até mesmo morrer.

Com relação aos machos, a aplicação de hormônio feminino (Estrone, Estriol, Estradiol), pode ser feita, mas seus efeitos são bem menores que o apresentado pelas fêmeas quando tratadas com hormônio feminino.

Se você aplicar hormônio feminino a machos com idade aproximada de 1 mês, certas características de fêmeas, como um maior tamanho podem ser obtidas. Quando você pára a aplicação do hormônio, os machos desenvolvem suas características sexuais masculinas, como seus gonopódios, entretanto mantêm seus tamanhos maiores.

Dosagem de Hormônio Feminino:

Progynon (Shering Co)

0,1 mg/gal todo dia ou 0,4 mg/gal a cada 7 a 10 dias 
Comece a aplicação quando os machos tiverem idade aproximada de 1 mês. 

Tempo: 
Até 20 dias de tratamento = efeito suave (brando) 
40 a 80 dias = alguns machos desenvolvem ovários. 
Até 100 dias = mais de 90% dos machos mudam de sexo. 
150 a 190 dias = as glândulas sexuais podem atrofiar para 15% do seu tamanho original.

O uso de hormônio feminino em machos adultos só serve para diminuir suas cores, com possível "esterilização".

Também não são recomendados a aplicação de hormônio masculino em machos e hormônio feminino em fêmeas, pois eles não produzem quaisquer efeitos de valor e podem causar efeitos indesejáveis como a esterilidade.

Carlos Beserra.