AS FÊMEAS

A importância das fêmeas

Albino

EUA, Brasil & Europa e RREA (Real Red Eye Albino) no Japão.

São peixes com os olhos vermelhos e pele amarela clara, quase transparente. Devido a sua incapacidade de produzir melanina, não existe melanóporos em suas células. São recessivos simples e ao cruzar com Ouro, produz o Cinza (Br.).





Lutino


Wine Red Albino, Lutino, Grape Eye & Wine Eye

são peixes com os olhos vermelhos escuro (vinho) e pele amarela clara. Existe a produção de melanina, porém faltam os genes para distribuírem em suas células. São recessivos simples e ao cruzar com Albino, produz o Cinza (Br.).





Blau


Blue nos EUA, Blau na Europa & Japão e Azul no Brasil

Com pigmentos amarelos e vermelhos reduzidos. Não há apenas uma cor básica azul, são no mínimo três, European Base Color Blue (EUA), Japonese Base Color Blue (EUA) & Light Blue e são recessivos simples.




White


EUA & Europa, Weiss na Alemanha e Branco no Brasil

São duplo recessivos, com a pele branca e não há bordas escuras, desenvolvidos a partir do Bronze & do Azul (Br.) e os pigmentos amarelos e vermelhos são reduzidos.





Bronze


EUA & Brasil e Gold na Europa

Possui melanóporos reduzido, migrados para as bordas das escamas. Não é alelo ao Ouro (Br.), são recessivos simples e co-dominantes ao Cinza & Ouro (Br.).






Gray


EUA & Europa, Grau na Alemanha e Cinza no Brasil
são dominantes e os peixes mais comuns e por todos nós conhecidos. Possui os melanóporos normais e com distribuição normal.




Gold

Nos EUA, Blond na Europa e Ouro no Brasil

Possui o número de melanóporos reduzidos e com distribuição normal. O peixe é amarelo sem pigmentos e manchas negras. Não é alelo ao Bronze (Br.) e são recessivos simples.




Pink


Pink EUA, Silber na Europa e Prata no Brasil
São duplo recessivos obtidos do cruzamento entre Azul & Ouro (Br.). Há particularidades nas bordas das escamas.




Tri-recessivo


EUA & Europa, Dreifach Rezessive na Alemanha
São tecnicamente reproduzíveis. São cruzados somente com o White Albino, pois outras combinações formam gene letal (os descendentes não sobrevivem).




Fêmeas virgens

     Quando comprar as matrizes não importa se são virgens ou enxertadas. O fator de serem virgens no início não importa muito porque você vai a partir daquele trio, formar suas novas matrizes. Tenha certeza da idade das fêmeas quando comprar virgens, elas devem ter no máximo 5 meses de vida, algumas linhagens não conseguem encher após esta idade.
     Para formar as novas matrizes, separe algumas fêmeas para mantê-las virgens, assim terá certeza que os filhotes são do macho escolhido (é importante no melhoramento da linhagem). Por ser muito fértil os lebiste devem ser separados entre machos e fêmeas para não haver cruzamentos indesejáveis. Sabendo que uma fêmea pode armazenar os espermatozóides do macho por 5 a 8 gerações, caso uma fêmea seja copulada por um macho de qualidade inferior, todo um trabalho genético de vários anos poderá acabar. Separe em aquários diferentes os machos e as fêmeas com 30 dias de nascidos (os moscow são precoces, o macho pode desenvolver o órgão reprodutor muito cedo)
     
      O macho começa e encurtar as nadadeiras anais e formar o gonopólio e a fêmea possui em seu abdome uma pinta preta. Separe as fêmeas durante 4 ou 5 meses e daí faça a seleção de novas matrizes. Procure separar as fêmeas no mesmo tanque dos machos, só que, dentro de uma caixa de tela, de onde não podem escapar.

      Assim as fêmeas liberam hormônio para os machos e vice-versa, acelerando o processo de crescimento. Para quem não usa fêmea virgen, é só formar o trio ou família de matrizes e esperar 60 dias para poder tirar as crias. Alguns criadores esperam 3 meses. A partir deste tempo com certeza as fêmeas estão inseminas pelos machos escolhidos, a menos que ele seja infértil.