13 - Lápis Lazúli

Originou-se com Taketoshi Sue que trabalha em Hiratsuka Bio Giken em 1999.





Descrição
     A pedra da água-marinha azul ou lápis-lazúli. Descrito como genes extra azul, principalmente na cabeça, podendo ser utilizado para melhorar o guppy Moscow, que também tem uma cabeça azul. Faz parte de uma categoria única, que inclui também no Brasil o néon azul.

Genética
     Yoshiki Tsutsui afirma possuir para a cabeça azul um gene adicional em seu cromossomo Y. Este é também o caso da cor na cabeça do Moscou. O fato de que a cor na cabeça é como uma ocorrência rara. No corpo há um gene Y-ligado com diferentes azuis. Por isso, possui semelhaça ao Moscow. A origem do gene cabeça azul pode até ser Moscou desde que ligado ao cromossomo X Japan Blue presente. Mas isso é duvidoso! o Lazuli já existia antes do X-lig Japão Azul.

     Robert Gall diz que talvez seja mais exato dizer que o azul do Japão e o Lazuli são "mutações" ou "alelos" distantes, são partes de um complexo de genes onde um alelo faz com que o fenótipo a ser metálico vermelho ou azul apareça A cor do corpo é Y-ligado. Este azul é diferente do azul japão.  
    Existem algumas semelhanças entre lazuli e o vermelho coral na intensidade no brilho e o desenvolvimento. Na Estufa de Gernot Kaden (Alemanha), machos vermelhos apareceram entre os filhos lazuli azuis. Lazuli não possui o traço de coloração dorsal no cromossomo Y e possuem traços de espada dupla, mas, é muito ruim!!! Lazuli combinado com cores de outros padrões se comportam semelhantes ao vermelho coral. 
       Uma combinação de lazuli e pele de cobra leva a um o padrão lazuli pele de cobra. O lazuli é reduzida a uma estreita barra azul atrás do opérculo. O resto do corpo é coberto pelo pele de cobra. Uma observação interessante é que o vermelho Gernot Kaden "lazuli", também mostrou que há pouca luz azul sobre o pedúnculo, que deixá-los ainda mais vermelho coral.