14 - Japan Blue

     A forma selvagem foi descoberta em um rio em Kanagawa é uma prefeitura do Japão localizada na região de Kanto, ilha de Honshu. Tem a cidade de Yokohama como capital. no final dos anos 80 e descrito numa revista em 1994. Com a descoberta, os japoneses começaram a colocar os seus genes em seus peixes. Yoshiki Tsutsui desenvolveu o Topazio (Japão Albino néon azul tuxedo).







     O guppy azul do Japão é de médio porte com cauda véu. A barbatana dorsal é pequena, amadurece rapidamente e tem uma vida curta, pouco mais de um ano. O Blue Japão também é conhecido como o Aquamarine na Ásia, tem um brilho no corpo como o céu azul metálico e barbatanas que podem ser sólidas, pontilhadas ou de outras cores.

     A pureza vem na qualidade do azul na área de meio corpo. É provável que a versão do Blue Japão foi criada através de um HB White do Japão por ter as células azuis reflexivas na área de meio corpo.


Genética

     A localização mais comum do gene é o cromossomo Y. O traço é transmitido diretamente de pai para filho. Quando o azul é atravessada Japão (masculino Y-ligado), as cores do x-lig suja a pureza dos Blue Japão. Na geração F2, Japão Blues reaparecerá. O gene é co-dominante com outros alelos ou é facilmente influenciada por genes de outra cor (epistasia). Quando ligado ao X Japan Blue é heterozigoto, formando cores intermediárias. Hakan Turesson relatou um cruzamento entre um Y-ligado Japão azul e um cobra ligada ao X produzindo descendência mostrando ambas as características.

     Quando os filhotes são jovens, eles mostram Japão cor azul, quando envelhecem, mostram apenas uma tonalidade de azul sob o padrão cobra, exemplo de como os genes se expressam ao longo do tempo no resultado final.