16 - Snakskin ( Cobra)

O Cobra é um termo confuso, os asiáticos usam para descrever o snakeskins. No Brasil o conhecem como Cobra. Nos Estados Unidos o termo Cobra foi usado para descrever um tipo de snakeskins com barras “verticais” no pendunculo caudal.

    O padrão filigranado pode ter sido desenvolvido de pequenos padrões existentes em exemplares selvagens (gene de filigrana). O termo snakeskin se refere às marcas no corpo. por exemplo na imagem abaixo.



Snakeskin sólido.


     O termo Lace refere-se a um padrão no corpo. O padrão Lace é X-linkado (snakeskins são Y-linkados) assim há uma diferença genética entre Lace e o snakeskin.

     O snakeskin foi descrito em primeiro lugar pelo Dr. Michael Dzwillo em 1959 que chamou o gene de filigrana (lace). Ele era X-linkado. O Dzwillo adquiriu o guppy do alemão Dr. Eduard Schmidt Focke nos anos cinquenta.




Linha antiga, Filigrana (XYFil).


     Será que o padrão de snake do corpo era originalmente um padrão de caudal? Schmidt-Focke acha que o padrão half-black se propaga da caudal. Porém o padrão de filigrana no corpo pode ter sido desenvolvido e aumentado de padrões minúsculos de guppies selvagem.

     A barbatana caudal e o pedunculo caudal são cobertos com uma rede branca, ouro e preto. Há algumas manchas pretas e vermelhas no corpo. A barbatana caudal mostra uma pequena espada superior.

     Harald comenta: " Esta linhagem descende de uma linhagem de guppy Filigranado do Dr. E. Schmidt (Frankfurt).

     Dzwillo (1959) cruzou com o gene dominante X-cromossomal "Nigrocaudatus ". Isto escondeu o filigranado, surgindo a cor preta na barbatana caudal em ambos os sexos (half Black).

     Mike Reed, em 1965, na Tropical Fish Hobbyist (TFH pág. 69) nomeou o guppy "King Cobra" para o Mac Guppy Hatchery na Cidade de Long Island, Nova Iorque. No artigo, a linhagem começou com um macho três quartos preto. Importado por Paul Hähnel e dado ao Sr. Reitz. Ele trabalhou e passou para o Mac Guppy Hatchery. Paula Kalichstein esposa de Mac Guppy Hatchery afirma que o guppy foi chamado de King Cobra com marcas de snake. Foram 55 aquarios no projeto por mais de 18 meses.




King Cobra Mac Guppy Hatchery (Herbert Axelrod 1967)




Guppy Leopardo, snakeskin (Dr. Eduard Schmidt Focke)


      A base para o King Cobra e o guppy Lace inglês espada superior (Eduard Schmidt). A mesma foto aparece em 1964 no " All About Guppies" por Paul Hähnel que diz: "Um macho de Guppy alemão Leopardo semelhante ao Lacetail Guppy.

     Um artigo feito por Dr. Schmidt Focke (1964 –TFH), diz que a linhagem do Leopardo veio do Sr. Phillips de Londres. Há evidência que a linhagem possa ter tido a mesma. Carol Friswold no livro (Enjoy Your Fancy Guppies - 1986), descreve de coloração vermelha e laranja, simples ou dupla espada com fortes marcas, comprado em 1933 ao criador William Sternke (Flórida).




guppy Lace Inglês do livro "All About Guppies."


     Linhagens como a Galaxie/Medusa, Micarif, possuem genes snakeskin, com o gene no cromossoma Y do macho. O Snakeskin com padrões mais finos e delicados são chamados de Lace Snakeskins. Os com barras verticais entram na categoria IFGA (AOC Bicolor). Os japoneses pensam no padrão de roseta como " pontos " conectados e podem considerar as barras zebrinus um defeito. A cor de fundo para o padrão Snakeskin pode ser várias cores, com verde metálico ou azul metálico que é o mais comum.



Cauda Redonda Vermelho Cauda Espada


(Ömer Gülmez)

Genética

      O padrão do corpo de Snakeskin é bastante dominante sobre a maioria dos outros padrões de corpo. O padrão normalmente está localizado no cromossoma Y, embora seja menos comum no X. A caudal está sob a influência de outro gene, o gene de caudal de snakeskin. Isto significa que você pode ter uma variedade de padrões de caudal para um guppy snakeskin.


Midge Hill  (Breeding the Snakeskins, Vol. 5 pág. 69 Extratcs)

    O cruzamento do snake com outras linhagens tende a aumentar as manchas na caudal. Isto especialmente acontece em cruzamentos de amarelos e vermelhos. Cruzamentos de snakes com amarelos produz descendência com caudais preto brilhante e amarelas.


Noboru Iwasaki - no seu livro: "Fancy Strains and How to Produce Them"

     Sugere que as fêmeas de Cobra sejam cruzadas com machos das linhagens Mosaico ou Leopardo para restabelecer o tamanho de corpo. Não use um macho com coloração vermelha no pedúnculo, que, deve ser claro e distinto. O Cobra é dominante. Escolha fêmeas com caudal transparente e arredondada. Nos Cobras Mosaicos, você deve fazer outcross de machos de Cobra Mosaico com fêmeas de Mosaico. A fêmea ideal de King Cobra tem caudal arredondada com manchas grandes e pontos, fêmeas com cauda pretas é indesejável. Lace Cobra deve ter um padrão lace na caudal. Fêmeas de Cobra Mosaico são quase indistinguíveis das fêmeas de Mosaico.




Red Lace do Ömer Snakeskin (variegated)



     O guppy Half Black AOC, o asiático Dragon Head ou Leopardo têm genes de Snakeskin. O padrão Half Black obscurece o padrão de Snakeskin, deixando o padrão de Snakeskin influenciar a parte dianteira do corpo. Snakeskins e HB AOCs fazem bons cruzamentos.

     A femea de Snakeskin, quando ela não estiver carregando o gene de Snakeskin, é usada por criadores como um tipo de " fêmea neutra " por melhorar características, o macho Y-linkado é usado em fêmeas puras de cor sólida de outras linhagens por gerações consecutivas. (Quando o gene é carregado no cromossoma X este método trabalha ao contrário). Isto faz do snakeskin uma linha excelente para uma criação compacta. Você não precisa manter fêmeas de snakeskin! (Ou machos de snakeskin no caso de linhagens X-linkadas). Alguns criadores criam constantemente uma variedade de fêmeas de linhagem puras.

Jack Rosengarten

informou que fêmeas com caudais limpas são as melhores reprodutoras. Snakeskins são usados para melhorar as manchas e padrões matizados em bicolor ou linhagens de multicolor.

Fonte: Philip Shaddock - Traduzido por Carlos Beserra