01 - Half Black Pastel

      Os primeiros vieram de um criador na Alemanha (Frankfurt / Main), Gerhard Gellrich. Ele enviou sua nova linha para os EUA no final dos anos sessenta. Ao mesmo tempo, enviou alguns para o Japão. As linhas modernas descenderam destes originais, mas, seu enorme tamanho e barbatanas espetaculares e vistosas foram desenvolvidas na América. É um favorito entre os criadores na América do Norte.


     O Half-Black Pastel é basicamente um guppy meio-preto cinza com leucóforos brancos em suas barbatanas. Há iridóforos azuis nas barbatanas, dando-lhes um tom azulado pálido. Esta linhagem tem vários genes em sua composição, incluindo o gene que lhe dá o pedúnculo meio preto.








      Os pastéis semi-pretos do IFGA têm talvez uma das mais rígidas e mais estáveis ​​genéticas. Eles são usados ​​em cruzamentos por causa disso, ironicamente, eles não são fáceis de reproduzir porque a pureza da cor pastel nas barbatanas é facilmente perdida, você pode ver alguns dos tons vermelho e laranja apenas começando a aparecer. O americano Bill Klein, dedica um grande número de tanques e relata que a porcentagem de bons criadores é extremamente baixa, menos de 5%. Esta também tem sido a experiência do Philip Shaddock. O criador americano e campeão Half-Black Pastel, ET Mellor, tentou melhorar sua linha com um japonês Pastéis meio-negros, no entanto, houve uma perda de tamanho no cruzamento e quando o tamanho foi recuperado, a influência japonesa foi perdida.
      Em sua linha americana, ET Mellor também achava que os pontos nas nadadeiras eram um problema. Ele seleciona machos sem as manchas. Outros criadores relataram áreas claras aparecendo no dorsal. Outro problema que aflige muitas linhas é a infertilidade e uma diminuição no tamanho depois de algumas gerações de endogamia íntima. ET Mellor, normalmente recebe no máximo três crias de suas fêmeas reprodutoras. Algumas fêmeas provaram ser inférteis.

     Alguns criadores usam o Ouro (gg) Half-Black White para aumentar o tamanho e barbatanas de sua linha cinza-corpo e para corrigir o problema da fertilidade. Um macho de ouro (gg) Half-Black White é criado para uma fêmea cinza meia-preta Pastel. Isso produz descendentes desbotados. O melhor dos machos é selecionado e criados para o ouro (gg) fêmeas Half-Black White. Dizem que isso produz uma linha maior e mais vigorosa. Pastéis meio pretos se beneficiam de um bom programa de criação de linha. No mínimo, mantenha duas linhas, cruzando irmão a irmã por três gerações e depois cruzando as linhas. Os maiores machos encorpados não são a melhor escolha, pois apresentam problemas de fertilidade. Use as maiores fêmeas para manter o tamanho.








     O gene Half-Black é mais encontrado no cromossomo X. O padrão meio preto nas cepas de IFGA muitas vezes é "convertido" para leucóforos em algumas estirpes europeias ou japonesas. O padrão leucóforo é geralmente ligado ao Y, embora as versões ligadas ao X tenham aparecido recentemente. O macho Half-Black Pastel é por vezes criado para rendas de fêmeas Snakeskin com o padrão de pele de cobra no cromossomo X. Isso produz descendentes de AOC meio-negros com padrões mal manchados.

     O criador americano Luke Roebuck prefere fazer a cruz do outro lado.Ele sugere que as peles de renda são preferíveis às que mostram o padrão Cobra, como o padrão de renda é mais recessivo.“Um bom laço de metal russo pode ser ainda melhor porque a cabeça de metal controlaria a área da superfície expressão da cor meio preta a cerca de 50%, o que é desejável. "Luke" está se referindo ao membro da família de Moscou que tem o azul de Moscou na parte da frente do corpo e padrão de pele de cobra no segundo.