quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

OS RIBBON - SWALLOW - LONG FINS

     Foi em 1961 no 8 International Guppy Show do DGG (Deutsche Guppy Gesellschaft,1955) O criador de Berlin, Heinz Krueger expôs Guppies com todas as nadadeiras (caudal, dorsal, etc.) alongadas. 
     A primeira descrição apareceu no DATZ/1964, pelo Mr. Willi Keil. Este artigo incluiu, além disso, uma primeira foto "Berliner-Guppy". 



Os longfins: desenvolvidos pelo Paul Hähnel, podem ser considerados uma quarta mutação ou uma versão da criação seletiva a partir de um ou mais peixes desse tipo. 

Existem também híbridos a partir de cruzamentos feitos entre Ribbon e Swallow.
O formato das nadadeiras é complexo e envolve mais de um gene. As mutações são caracterizadas pelo alongamento dos raios das nadadeiras e podem ser distinguidas como as nadadeiras são afetadas e como crescem.
     Aparecem em dois tipos básicos: 

Swallow: (Kalymma; Schröder 1969 ), todas as nadadeiras são alongadas desordenadamente. O crescimento destas é determinado pelo gene autossômico dominante Kal, resultando no alongamento de todas as nadadeiras dos indivíduos em ambos os sexos, impedindo o macho de reproduzir naturalmente. 



     Fêmeas Swallow têm capacidade reprodutiva normal. Machos Swallow são hábeis a produzir esperma, mas devido ao seu gonopódio alongado, não conseguem transferi-los apropriadamente. Em algumas circunstâncias especiais, alguns machos Swallow têm gonopódios normais e são hábeis para cruzar. Swallow no Japão, os raios da nadadeira dorsal, são alongados desordenadamente. 
     Em 1993, o criador do Blue Grass Swallow teve um macho assim. Cruzando este macho à fêmea Swallow, resultou em uma cria de 100% longfins. Várias formas de genética combinada e diferentes combinações de genes afetarão a porcentagem de Swallows na próxima geração. Entretanto, a manifestação deste gene requer a presença de outro gene autossômico recessivo Sup+ ("Supressor"; Schröder 1969 c). O alelo dominante deste último gene Sup inibe a ação do gene Kal e indivíduos com a estrutura genética 

KalKalSupSup, 
Kal+Kal+SupSup+, 
Kal+Kal+Sup+Sup+, 
KalKal+SupSup, 
KalKal+SupSup+ 
Kal+Kal+SupSup são normais.


     Quando o Swallow é heterozigoto (KalKal+Sup+Sup+), produz o peixe com o alongamento dos raios externo superiores e inferiores das nadadeiras 
     Quando o peixe é homozigoto (KalKalSup+Sup+), produz o alongamento de todos os raios das nadadeiras. 

Por exemplo, o cruzamento de macho normal, representado por Kal+Kal+SupSup, à fêmea Swallow, representada por KalKalSup+Sup+, resultará em peixes normais heterozigotos (KalKal+SupSup+). Quando estes peixes KalKal+SupSup+ são cruzados, o resultado é de:

1 KalKalSupSup, 
1 KalKalSupSup+, 
2 KalKal+SupSup, 
5 KalKal+SupSup+, 
1 KalKalSup+Sup+, 
2 KalKal+Sup+Sup+, 
1 KalKal+SupSup+, 
2 Kal+Kal+SupSup+  
1 Kal+Kal+Sup+Sup+. 

    
 Somente os: 

KalKalSup+Sup+ 
KalKal+Sup+Sup+ 

serão Swallows, consequentemente o fenótipo normal ao Swallow é de 13:3. Teoricamente, somente 18,75% da ninhada será Swallow. Isto explica porque o Swallow aparece ao acaso em alguns cruzamentos.
     Outros cruzamentos também são bem sucedidos, como por exemplo; macho Swallow à fêmea Swallow por inseminação artificial, gerará em 100% de Swallow na ninhada & macho portador de Swallow à fêmea Ribbon, resultará numa ninhada com formato de nadadeiras nova, como a linhagem Swallow-Ribbon.


    Ribbon ou Giessen, as nadadeiras ventral e anal (no macho chamado de gonopódio) são alongadas. 




     Dr. W. Foerster (Institute for Human Genetics), Universidade de Giessen (Giessen University), Oeste da Alemanha) ao fim de 1982, comprou um Guppy macho com as nadadeiras alongadas num pet shop. Ele acredita que esse Guppy tenha vindo do Sudeste Asiático. O macho era half-black e tinha a caudal em Véu. Por inseminação artificial, quatro fêmeas foram fertilizadas. Duas fêmeas tiveram mais de 50 filhotes após quatro semanas. Ao nascer, as nadadeiras de todos os filhotes pareciam ser iguais. 
     Na idade de três semanas, era possível observar as nadadeiras dorsal e anal alongadas em vários dos filhotes. Após dois meses, aproximadamente, metade dos jovens mostraram a dorsal, ventral e anal alongadas. Fêmeas, assim como os machos, exibem esse alongamento das nadadeiras. Após isso estava claro que o gene para nadadeiras alongadas era dominante. Este Guppy foi chamado de "Giessen guppy"

    Ele escreveu no artigo "A New Guppy Mutation" ("Tropical Fish Hobbyst", Fevereiro, 1987) que pode obter dois diferentes tipos de Ribbon a partir destes peixes e estava hábil, através da inseminação artificial, a cruzar irmão à irmã e obter peixes homozigotos diferentes do Guppies heterozigotos de um cruzamento de normais à Giessen. O peixe mantido por ele era chamado de Giessen devido a sua cidade natal.
  
    Ribbon ou Giessen é dominante ao normal e autossômico. A dominância do gene Rib ("Ribbon") significa que um macho normal deve ser cruzado a uma fêmea heterozigótica (carregando ambos os genes, Rib e normal). Obviamente não tem como cruzar machos com o gene Rib, ou seja, as fêmeas são sempre heterozigóticas. 

    Por exemplo, o caráter homozigoto! para o gene Rib é RibRib+ e Rib+Rib+ para o gene normal. Como é impossível o cruzamento natural de um casal Ribbon, o caráter de todo Ribbon é heterozigoto e representado por RibRib+. Do cruzamento de um macho normal (Rib+Rib+) a uma fêmea Ribbon (RibRib+), resultará na taxa de 1:1, no fenótipo normal ao Ribbon. Pela fêmea longfin possuir as nadadeiras anal e ventral alongadas, é aconselhável usar cerca de no mínimo dois machos a cada fêmea e para maior eficiência dos reprodutores, use pequenos aquários.
      Pela facilidade de obter Ribbons a partir de cruzamentos entre linhagens distintas (out-cross), o mesmo é criado hoje no mundo inteiro. No Brasil há poucos criadores e a maioria das linhagens existentes.